Este blog destina-se aos estudos e pesquisas sobre educação, formação de professores e surdez.
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A APADA/DF estará lançando em maio de 2010 Pós-graduação na área da surdez. Contatos: 61 33468025 com Prof. Marcos de Brito Site: www.apadadf.org.br e-mail: apada@apadadf.org.br
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Livro: Estudos gerativos de língua de sinais brasileira e de aquisição de português (L2) por surdos Hoje em dia, diferentemente do que acontecia no século XIX, não se aceita mais qualquer separação entre as línguas humanas baseada em critérios de pureza ou fineza. Também, no que diz respeito às línguas de sinais, a linguística tem mostrado que línguas de sinais são línguas humanas naturais, que, como as línguas orais, são dotadas de uma gramática altamente sofisticada, que emergem espontaneamente em comunidades de surdos, e que são adquiridas naturalmente por crianças surdas a elas expostas. Esse novo rumo tomado pela linguística a respeito das línguas de sinais tem contribuído imensamente para o estabelecimento de uma nova consciência surda. Este livro, ao tratar de alguns dos temas considerados fundamentais para o entendimento da gramática das línguas sinalizadas, tem o valor de fazer avançar a descrição da língua de sinais brasileira e, com isso, prestar uma contribuição à ling...
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Adriana Cristina Chan-Vianna (UnB) Rosana Cipriano Jacinto (UnB) Heloisa Maria Moreira Lima Salles (UnB) O estudo investiga a situação lingüística dos surdos, tendo como hipótese de trabalho o bilingüismo cognitivo e social, e como fundamento para a constituição do objeto empírico a utilização de indicadores sócio-educacionais no âmbito da educação formal. Serão considerados instrumentos de avaliação obtidos em programa de capacitação de professores da Educação Básica. Propõe-se que a avaliação das ações dessas capacitações evidencia a necessidade de se construir o conhecimento por meio de ações conjuntas, em que a prática pedagógica incorpora a contribuição da pesquisa científica, criando por seu turno as condições para que sejam testadas as hipóteses e avaliados os resultados. Considerando a perspectiva dos professores engajados no referido programa, que atuam em diferentes estados da federação, identificam-se demandas e perfis que compõem o cenário da educação de surdos em nosso Paí...
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