Este blog destina-se aos estudos e pesquisas sobre educação, formação de professores e surdez.
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A APADA/DF estará lançando em maio de 2010 Pós-graduação na área da surdez. Contatos: 61 33468025 com Prof. Marcos de Brito Site: www.apadadf.org.br e-mail: apada@apadadf.org.br
VII COLÓQUIO NACIONAL DE METODOLOGIA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E DE LITERATURA(VII CMELP) Local: Campus de Pau dos Ferros da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), nos dias 11, 12 e 13 de agosto de 2010 Haverá uma comunicação sobre Educação de Surdos, em um dos GT's. Para maiores informações, favor entrar em contato nos endereços ou telefones abaixo: E-mail: viicmelp@yahoo.com.br Blog: http://viicmelp.blogspot.com/ Twitter: http://twitter.com/viicmelp Orkut: http://www.orkut.com.br/- Acessar Comunidade: VII CMELP no CAMEAM/UERN Telefone(s): (84) 3351.2560 ou 2275 – FAX (84) 3351.3909
Universidade de Brasília Instituto de Letras Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas Programa de Pós-Graduação em Linguística X Ciclo de Palestras – Temas em Teoria Gerativa VI Workshop em Línguas de Sinais e Bilinguismo dos Surdos PROGRAMA 9h-9h45min. 1. Deborah Chen Pichler (Gallaudet University): “Aquisição de segunda modalidade de língua: aquisição de L2 e de LM” 9h45-10h30. 2. Diane Carolyn Lillo-Martin (University of Connecticut): “Desenvolvimento bilíngüe bimodal” 10h30min-11h INTERVALO 11h-11h45min. 3. Ronice Muller de Quadros (UFSC): “A caracterização da concordância nas línguas de sinais”, em co-autoria com Josep Quer 14h30-15h15min. 4. Heloisa Salles (UnB) e Aline Mesquita (MinC): “Preposições na Língua de Sinais Brasileira e na interlíngua de surdos aprendizes de português L2” 15h15min.-16h – SESSÃO DE PÔSTERES 16h-17h – ENCERRAMENTO – coquetel e lançamento do livro Estudos Gerativos de Língua de Sinais Brasileira e de Aquisição de Português (L2) por Sur
Esta obra, resultado do trabalho de pesquisadores renomados, trata da complexa situação lingüística e educacional de bilingüismo da pessoa surda. Para isso, discute problemas relacionados à transcrição das línguas de sinais (em busca de padronização); apresenta, de modo elucidativo as várias questões envolvidas na elaboração dos dicionários bilíngües e semi-bilíngües; analisa questões atinentes a propriedades morfossintáticas da interlíngua de surdos aprendizes de português (escrito), bem como o uso de ferramentas educacionais no desenvolvimento de conceitos científicos no processo de aquisição dessa segunda língua. A discussão acerca da lexicografia mostra as contribuições que os dicionários podem dar aos surdos-aprendizes de português escrito, bem como aos ouvintes-aprendizes de Libras, revelando, ainda, os avanços significativos proporcionados pela informática na representação das línguas de sinais. Aprofundando a compreensão do tema, a obra ressalta a importância da educação ling
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