Formação de professores para o ensino de língua portuguesa para surdos

Rosana Cipriano Jacinto (UnB)
Celeste Azulay Kelman (UnB)
Heloisa Maria Moreira Lima Salles (UnB)

A formação de professores para o ensino de língua portuguesa como
L2 para surdos, voltada para a educação bilíngüe no âmbito da educação
formal apresenta muitas dificuldades referentes às práticas pedagógicas,
suas concepções sobre a educação deste aluno e o que
pensam sobre os mesmos, considerando sua condição lingüística. No
âmbito de programa de capacitação de professores de surdos, realizado
pela UnB, em parceria com a APADA/DF, com apoio da SEESP/
MEC e de Secretarias Estaduais de Educação, nas diferentes unidades
da federação, desenvolveu-se estudo no sentido de elaborar
diagnóstico da situação vivenciada por esses profissionais. Foram aplicados
questionários aos participantes do programa, a serem examinados
por metodologia qualitativa de análise, com vistas a fornecer
subsídios à pesquisa na área educacional e de lingüística. O presente
estudo aborda um recorte dessa pesquisa maior e envolve a análise
das respostas fornecidas por vinte e cinco professores da Rede
Pública Estadual de Sergipe, quando solicitados a responder a cinco
perguntas abertas voltadas para suas práticas, crenças e concepções,
tendo sido enfatizada a questão relativa às maiores dificuldades encontradas
em sala de aula em relação aos alunos surdos. Foi utilizado
o critério de Análise de Conteúdos (Bardin, 1977), tendo a análise
dos dados evidenciado que as dificuldades encontradas em sala de
aula estão intimamente relacionadas à falta de interesse e participação
dos pais e à falta de domínio da Língua Brasileira de Sinais pelos
professores. A ausência ou precariedade de uma língua comum que
sirva como mediadora do conhecimento que circula pela sala de aula
termina por desencadear outras dificuldades relativas à comunicação
entre professor e aluno.

Fonte: http://www.filologia.org.br/xiicnlf/resumos/PDF/Forma%C3%A7%C3%A3o%20de%20professores%20para%20o%20ensino%20de%20l%C3%ADngua%20portuguesa%20-%20ROSANA.pdf

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