Indicadores sócio-educacionais da investigação do bilinguismo dos surdos
Adriana Cristina Chan-Vianna (UnB)
Rosana Cipriano Jacinto (UnB)
Heloisa Maria Moreira Lima Salles (UnB)
O estudo investiga a situação lingüística dos surdos, tendo como hipótese
de trabalho o bilingüismo cognitivo e social, e como fundamento
para a constituição do objeto empírico a utilização de indicadores
sócio-educacionais no âmbito da educação formal. Serão considerados
instrumentos de avaliação obtidos em programa de capacitação
de professores da Educação Básica. Propõe-se que a avaliação
das ações dessas capacitações evidencia a necessidade de se construir
o conhecimento por meio de ações conjuntas, em que a prática pedagógica
incorpora a contribuição da pesquisa científica, criando por
seu turno as condições para que sejam testadas as hipóteses e avaliados
os resultados. Considerando a perspectiva dos professores engajados
no referido programa, que atuam em diferentes estados da federação,
identificam-se demandas e perfis que compõem o cenário
da educação de surdos em nosso País. Nesse sentido, o uso de indicadores
sócio-educacionais na investigação científica da situação
lingüística dos surdos permite fazer previsões e extrair subsídios para
a intervenção social e educacional qualificada.
Fonte: http://www.filologia.org.br/xiicnlf/resumos/PDF/Indicadores%20s%C3%B3cio-educacionais%20na%20investiga%C3%A7%C3%A3o%20do%20biling%C3%BCismo%20dos%20surdos%20-%20ADRIANA.pdf
Rosana Cipriano Jacinto (UnB)
Heloisa Maria Moreira Lima Salles (UnB)
O estudo investiga a situação lingüística dos surdos, tendo como hipótese
de trabalho o bilingüismo cognitivo e social, e como fundamento
para a constituição do objeto empírico a utilização de indicadores
sócio-educacionais no âmbito da educação formal. Serão considerados
instrumentos de avaliação obtidos em programa de capacitação
de professores da Educação Básica. Propõe-se que a avaliação
das ações dessas capacitações evidencia a necessidade de se construir
o conhecimento por meio de ações conjuntas, em que a prática pedagógica
incorpora a contribuição da pesquisa científica, criando por
seu turno as condições para que sejam testadas as hipóteses e avaliados
os resultados. Considerando a perspectiva dos professores engajados
no referido programa, que atuam em diferentes estados da federação,
identificam-se demandas e perfis que compõem o cenário
da educação de surdos em nosso País. Nesse sentido, o uso de indicadores
sócio-educacionais na investigação científica da situação
lingüística dos surdos permite fazer previsões e extrair subsídios para
a intervenção social e educacional qualificada.
Fonte: http://www.filologia.org.br/xiicnlf/resumos/PDF/Indicadores%20s%C3%B3cio-educacionais%20na%20investiga%C3%A7%C3%A3o%20do%20biling%C3%BCismo%20dos%20surdos%20-%20ADRIANA.pdf
Rosana, muito obrigado pelo elogio ao meu blog.estarei te seguindo agora ;D
ResponderExcluirse a oferta da dissertação de mestrado for real, me chama mesmo. ficarei lisonjeado em comparecer. abraços!
Oi Rosana!
ResponderExcluirAdmiro muito seu trabalho, sua dedicação.
Estou seguindo-te!
Um grande Beijo
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirVocê é uma fofa mesmo né.
ResponderExcluirAgora com esse blog é que eu quero ver alguem te segurar.. :P
A proposta é muito boa e voltada pros surdos então, excelente!
Quero terminar o curso de LIBRAS :(
Beijinhos
Que confusão de postagens..essa aí de cima fui eu viu! :)
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