Indicadores sócio-educacionais da investigação do bilinguismo dos surdos

Adriana Cristina Chan-Vianna (UnB)
Rosana Cipriano Jacinto (UnB)
Heloisa Maria Moreira Lima Salles (UnB)

O estudo investiga a situação lingüística dos surdos, tendo como hipótese
de trabalho o bilingüismo cognitivo e social, e como fundamento
para a constituição do objeto empírico a utilização de indicadores
sócio-educacionais no âmbito da educação formal. Serão considerados
instrumentos de avaliação obtidos em programa de capacitação
de professores da Educação Básica. Propõe-se que a avaliação
das ações dessas capacitações evidencia a necessidade de se construir
o conhecimento por meio de ações conjuntas, em que a prática pedagógica
incorpora a contribuição da pesquisa científica, criando por
seu turno as condições para que sejam testadas as hipóteses e avaliados
os resultados. Considerando a perspectiva dos professores engajados
no referido programa, que atuam em diferentes estados da federação,
identificam-se demandas e perfis que compõem o cenário
da educação de surdos em nosso País. Nesse sentido, o uso de indicadores
sócio-educacionais na investigação científica da situação
lingüística dos surdos permite fazer previsões e extrair subsídios para
a intervenção social e educacional qualificada.

Fonte: http://www.filologia.org.br/xiicnlf/resumos/PDF/Indicadores%20s%C3%B3cio-educacionais%20na%20investiga%C3%A7%C3%A3o%20do%20biling%C3%BCismo%20dos%20surdos%20-%20ADRIANA.pdf

Comentários

  1. Rosana, muito obrigado pelo elogio ao meu blog.estarei te seguindo agora ;D
    se a oferta da dissertação de mestrado for real, me chama mesmo. ficarei lisonjeado em comparecer. abraços!

    ResponderExcluir
  2. Oi Rosana!

    Admiro muito seu trabalho, sua dedicação.

    Estou seguindo-te!
    Um grande Beijo

    ResponderExcluir
  3. Você é uma fofa mesmo né.
    Agora com esse blog é que eu quero ver alguem te segurar.. :P

    A proposta é muito boa e voltada pros surdos então, excelente!
    Quero terminar o curso de LIBRAS :(

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Que confusão de postagens..essa aí de cima fui eu viu! :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

VII CMELP

X Ciclo de Palestras – Temas em Teoria Gerativa

Livro: Bilinguismo dos Surdos - Questões Lingüísticas e Educacionais